aaFeldenkrais Aplicado aos Músicos

 

 

Músicos amadores e principalmente os que fazem da música sua profissão podem se beneficiar enormemente com as lições do Método Feldenkrais, de duas formas

1ª) Dependendo do instrumento, o músico adota uma determinada “posição” para tocá-lo. Em geral, os músicos permanecem boa parte do tempo sentados ou em pé, ou, ainda, alternam essas posturas, excetuando-se o piano, a harpa e outros, que não permitem a alternância das posturas sentado e em pé. Além disso, cada instrumento requer uma certa posição para ser segurado – valem as exceções acima -  posição que deverá ser mantida enquanto se toca.

Sustentar um instrumento e ao mesmo tempo manter-se sentado ou em pé, durante um período prolongado pode acarretar desconforto, dores e até lesões, dependendo “do modo como se faz”. Com freqüência, as “regiões” mais afetadas são pescoço, ombros e lombar.

O Método Feldenkrais é de grande valia para os músicos  porque atua, exatamente, “no modo como cada indivíduo se movimenta: como senta, como permanece em pé, como segura certo instrumento”. Com a vivência das lições o movimento é profundamente sentido e compreendido e esse aprendizado leva à uma mudança no modo como o indivíduo realiza determinada ação. Assim, esforços desnecessários e exagerados, vícios e hábitos que “emperram” ou dificultam os movimentos são detectados , constatados pelos próprios praticantes e, então, modificados ou abandonados por eles. Essa “transformação”reduz os riscos de lesões, minimiza desconfortos e auxilia no alívio às dores decorrentes desses esforços, acarretando mais disposição, menos cansaço e o aumento do bem estar não só para tocar como para as demais atividades do dia a dia.

2ª) Além disso, para uma boa performance é necessário desenvolver uma técnica apurada e precisa. Aqui, também, o Método Feldenkrais é “instrumento” de grande valia, porque ao apurar a percepção corporal, age diretamente no modo como o indivíduo toca, melhorando a qualidade da execução, de duas maneiras:

  • aprimora os movimentos já conhecidos. Exemplo: aquisição de maior agilidade e rapidez nas mãos.
  • facilita o aprendizado de novas técnicas.

Qual músico, seja ele amador ou profissional, não gostaria de otimizar sua performance, sentindo menos cansaço, executando os movimentos com maior leveza, suavidade, beleza, perfeição enfim e tocar com menor esforço e precisão, no tempo correto, sem adiantar-se ou “sair fora da música”?

Com certeza, é o sonho de todo ser tocante.

Consulte-nos, sobre a aplicação do Método a sua necessidade.

Voltar