aaFeldenkrais Aplicado- Dança de Salão

 

 

 

UMA CONQUISTA NO SALÃO

Qual é o praticante da dança de salão, seja ele amador ou profissional, que não gostaria de melhorar sua performance, executar os passos com maior leveza, equilíbrio, beleza, perfeição e dançar com menor esforço?

Qual dama não gostaria de apurar sua percepção para responder ao comando do seu cavalheiro?  Perceber, no tempo correto - nem antes, “adivinhando e se precipitando” e nem depois retardando e “saindo fora da música” - exatamente qual movimento lhe foi solicitado e melhorar a qualidade da execução esse movimento?

Qual cavalheiro não gostaria de conduzir sua dama com maior precisão? Deslocar-se no salão com melhor percepção do espaço e da movimentação dos outros casais?

Com certeza, é o sonho de todo ser dançante.

O Método Feldenkrais de “Consciência pelo Movimento” proporciona tudo isso e muito mais, aumentando a percepção do corpo em movimento no espaço. Além de atuar nas habilidades e ações cotidianas, como andar, sentar, levantar, deitar etc, também atua nas habilidades específicas como dançar, tocar um instrumento, praticar um esporte e outras atividades.

 

Com a vivência das lições o movimento é profundamente sentido e compreendido e esse aprendizado leva à uma mudança na base motora, quer dizer, no modo como o indivíduo realiza determinada ação. Vícios e hábitos que “emperram” ou dificultam os movimentos são detectados , constatados pelos próprios praticantes e, então, modificados ou abandonados.

Dessa forma, o Método age no modo como o indivíduo dança aprimorando os movimentos já conhecidos pela diferenciação, ou seja; facilita o reconhecimento das partes do corpo que não tem nada a ver com o próprio movimento, com a consequente percepção dos esforços desnecessários, obtendo, no final, a redução da força muscular; e, facilitando o aprendizado de novos movimentos e passos.

Gláucia La Regina, bailarina, professora e instrutora do Método Feldenkrais

 

 

Voltar