Um pouco da história de Moshe Feldenkrais

 

   

Em 1942. O Dr. Moshe Feldenkrais trabalhava em Londres recebeu dos médicos a notícia que não poderia mais andar, devido a inúmeros traumatismos no joelho. Poderia ser operado, com poucas chances de recuperação correndo grande risco de ficar inválido.

Feldenkrais, físico renomado, primeiro europeu a receber a faixa preta em judô, tendo, inclusive, vários livros publicados, passou a estudar neurologia, biomecânica e anatomia, além do desenvolvimento do movimento humano e empregou todos esses conhecimentos para recuperar a função das suas pernas.

Em 2 anos estava andando e resolveu prosseguir com seus estudos e investigação sobre a profunda ligação entre cérebro e corpo. Passou a testar suas novas idéias com amigos e colegas, tendo obtido igual sucesso na resolução de vários problemas musculares, articulares, más condições neurológicas e dores.

Em 1949 publicou seu primeiro livro: "Body and Mature Behaviour", ainda não traduzido para nós. Em 1954 abandonou a física para dedicar-se única e exclusivamente à sua inovadora técnica, cujos fundamentos e lições básicas publicou em 1972 no livro "Consciência pelo Movimento".

Faleceu em 1984, aos 80 anos, deixando instrutores formados na Europa e USA, onde o método é muito difundido.

 

Voltar

moshe