Gláucia La Regina (Málika)

 

   

Autora do livro “Dança do ventre – uma arte milenar”, publicado em 1998 e atualmente esgotado, além de inúmeros artigos, Gláucia La Regina, é bailarina, professora de dança do ventre, coreógrafa,  pesquisadora, formada Instrutora e Professora pela AFB – Associação Feldenkrais do Brasil.Conhecida artisticamente  como Málika, cursou direito na PUC, tendo chegado a fazer mestrado, mas sua antiga paixão prevaleceu passando a  dedicar-se,  apenas à dança e ao estudo das técnicas corporais.  

Sempre buscando novos conhecimentos estudou anatomia e cineseologia, além de diversas técnicas corporais como o Método Feldenkrais de Educação Somática, Harmonização Global;  Integração Corporal; Ginástica Holística; Fisiologia Chinesa; Método Laban; Linguagem Corporal; Bioballs; Cadeias Musculares e Técnicas G.D.S.

Desenvolveu, então, técnica e método de ensino próprios para a Dança do Ventre (como, por exemplo, séries de exercícios, com as bolas de ginástica, facilitadores da diferenciação  necessária ao aprendizado de alguns movimentos da dança do ventre), ambos fundamentados principalmente na Anatomia, nos Princípios Cineseológicos, e, principalmente no Método de Conscientização do Movimento de Moshe Feldenkrais.

Atualmente, ministra vivências do Método Feldenkrais, desenvolve trabalho inovador tanto no Brasil como no Exterior da aplicação do Método Feldenkrais as diversas modalidades de dança em especial à Dança do Ventre e à Dança de Salão. Pesquisa movimentos da Dança do Ventre como abordagem para conscientização corporal e posterior facilitação para trabalho “corretivo” de problemas e vícios posturais, atuando, muitas vezes, em conjunto com os  profissionais  da  área  de saúde - Ortopedistas,   Fisioterapeutas  e Psicólogos onde a Dança do Ventre tem papel desencadeador e /ou facilitador dos objetivos  visados com cada paciente

Em suma, o resultado de 35 anos de estudo de diversas modalidades de dança, de seu rico aprendizado ao ministrar aulas e de sua experiência em educação somática traduz-se em suas aulas que apresentam fortíssima influência e caráter de educação do movimento e do corpo. Assim, suas alunas e alunos “aprendem a aprender” não só os movimentos da dança do ventre, mas também, como se organizam e como se movem no espaço nas mais variadas situações do cotidiano, aprimorando sempre todos esses movimentos.


Voltar

Glaucia