Livro "Dança do Ventre - uma arte milenar"

 

   

O livro "Dança do Ventre - uma arte milenar" foi lançado na Bienal de 1998 por Málika. Trabalho pioneiro, foi o primeiro livro a ser lançado sobre o tema. De acordo com seu próprio relato, o livro nasceu de um caderno de estudos, onde costumava anotar passos, dúvidas, temas a serem pesquisados e/ou aprofundados, curiosidades etc. No momento o livro se encontra esgotado, estamos estudando uma outra forma de viabilizá-lo.

O livro é fruto de seu aprendizado constante e diário e initerrupto de seu próprio corpo, da evolução de seus movimentos, do estudo e da observação dos corpos e dos movimentos de suas professoras e professores; alunas e de todas as bailarinas, dançarinas e estudantes de dança e técnicas corporais que compartilharam com ela, durante muitos anos, as mesmas salas de aulas.

O livro inicia falando sobre a história e as hipóteses mais prováveis sobre a origem da dança do ventre. Aborda questões interessantes como as coreografias e os roteiros de intenção, questões controvertidas como a mistura de passos na dança do ventre; enfoca situações delicadas como convidar mulheres e homens para dançar durante um show e a colocação de dinheiro na roupa das dançarinas, sempre buscando a essência e prováveis origens da dança.

Traz muitas "dicas" e orientações sobre a elaboração das aulas para as professoras. Já, para as alunas aborda questões como colocação em sala de aula, disciplina e escolha da aula. Comenta a legislação, ( a autora é advogada ) traz modelos de contrato de trabalho e informações sobre a formalização da profissionalização da bailarina ou dançarina, ou seja; a obtenção do D.R.T. e sobre a sindicalização da categoria ( na época feita junto ao SATED, e, atualmente, junto ao SINDIDANÇA ). Fala, ainda, sobre a questão da ética profissional.

É ilustrado com fotos de suas alunas demonstrando algumas posturas e "movimentos", com véus, capas e snujs. Tece comentários sobre dançar descalça, com sapatilhas ou sapatos de salto alto. De acordo com a autora, não é um trabalho definitivo, nem acabado ou que enfoque toda o imenso mundo da dança do ventre. É uma busca, que pede a contribuição de todos, com comentários e sugestões. Foi o início de um movimento para estudar, conhecer e pesquisar a dança do ventre em suas raízes e essência, conhecimento esse que deve ser procurado por todas as suas praticantes e difundido entre elas para enriquecer a dança cada vêz mais.


Voltar

livro